Presente em ações e projetos de melhoria de Água Não Faturada (ANF) no Chile, a AGS Water Solutions anuncia, em comunicado, um novo projeto no sul do país, em Aguas Magallanes.
Esta parceria geográfica iniciou-se em 2015 com o objetivo de implementar uma solução de gestão mais eficiente dos sistemas de abastecimento de água em três Entidades Gestoras Chilenas: Aguas del Altiplano, Aguas Araucanía e Nueva Atacama.
Em 2021, a relação é assim reforçada com um novo projeto de Redução de Água Não Faturada no sul do Chile em Aguas Magallanes. Estes quatro novos projetos terão assim a duração de 24 meses e visam abranger um total de 4 845 km da rede de distribuição de água, agora em quatro entidades do Grupo Chileno Aguas Nuevas, lê-se no mesmo comunicado.
Com esta nova entidade gestora, será desenvolvida a metodologia dos projetos de Água Não Faturada, que inclui a implementação de dois softwares inovadores: “Waterwise e Flowise”, bem como o “desenvolvimento de um diagnóstico preliminar da rede de distribuição de água”.
O objetivo, segundo a AGS Water Solutions, assenta em entender o real ponto de partida da entidade para se conseguir definir um plano de ação coerente e adequado às verdadeiras necessidades da Aguas Magallanes.
Com a implementação do software Waterwise – ferramenta de Business Intelligence – será analisado ao longo do tempo o comportamento das redes, através dos diversos indicadores de desempenho previamente definidos. O software Flowise, por sua vez, permitirá a análise da eficácia das atividades operacionais, monitorização de caudais de água e de outras variáveis das redes de abastecimento de águas e de águas residuais.
A implementação, tanto da metodologia como dos softwares, visa assegurar os resultados e sucesso dos projetos a que a AGS se propôs a desenvolver, refere a empresa.