A Agricultura Digital possui muitos desafios para se estabelecer nas pequenas e médias explorações agrícolas. A sua aplicação passa pela inteligência artificial, pelos conceitos de agricultura 5.0 e da agricultura de precisão, pela robótica, pela monitorização do trabalhador agrícola e pela internet das coisas.
Pessoas do ramo agrícola e demais interessados nestes temas poderão tirar bom proveito do Seminário Internacional “SEMEAR DIGITAL no Contexto do Agro Luso-Brasileiro”, a acontecer ainda em setembro na Póvoa de Varzim e que prevê participações externas e transmissão online.
Através deste Seminário, a Associação Mobilizar com Valores (McV) dá continuidade ao seu Programa +INTERIOR, que atua para contribuir na profissionalização e fixação de jovens no interior do país. Dessa maneira, a McV tem articulado junto à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) a ampliação do projeto SEMEAR DIGITAL em terras portuguesas buscando parceiros para tal, sejam empresas, agricultores, investigadores, técnicos, estudantes ou outros interessados na popularização da Agricultura Digital.
O seminário será realizado na ocasião da visita do Dr. Ivan Bergier (Embrapa Agricultura Digital) e contará com participações de especialistas de outras duas instituições, além da EMBRAPA, a saber: o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e a Casa Escola Agrícola Campo Verde (CEACV), ambos do distrito do Porto e que também são coorganizadores do evento.
O evento acontece no dia 17 de setembro, das 15h às 17h, na Junta de Freguesia de Rates, Póvoa de Varzim. A inscrição é gratuita, mas obrigatória.