Agricultores debatem inovação, tecnologia e novos hábitos de consumo que estão a moldar o mercado alimentar
A edição 2019 do AgroIN realiza-se no dia 10 de abril, no auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa. Organizado anualmente pela IFE by Abilways, o AgroIN pretende mostrar que “SMART é muito mais do que tecnologia” e que a “inovação pode ir além da tecnologia ou da agricultura de precisão, passando também por soluções diferenciadoras para os desafios cada vez mais estimulantes dos agronegócios”.
Em comunicado à imprensa a organização explica que nesta edição “agricultores, especialistas, empresários e gestores reúnem-se para debater a produtividade, a rentabilidade e as últimas tendências do ponto de vista da inovação, eficiência, tecnologia e sustentabilidade nas explorações agrícolas e agroindustriais”. O evento vai também abordar as “modas nutricionais e as preferências dos consumidores que estão a influenciar o mercado agroalimentar”.
O AgroIN conta com oradores especializados, provenientes de entidades académicas e empresas de produção, distribuição e transformação de produtos agroalimentares, que vão abordar estudos de caso de sucesso e variados temas relacionados com o setor.
Um mercado em evolução e novos players
Um dos destaques do programa é a reflexão sobre como os novos consumidores, os novos hábitos de consumo e as modas nutricionais estão a alterar o mercado agroalimentar. O Chef João Rodrigues, do restaurante Feitoria, e André Silva, da Mercadona, que abrirá a sua primeira loja em Portugal em julho de 2019, são dois dos oradores que vão discutir o tema. A eles juntam-se Gonçalo Andrade, da Portugal Fresh, Catarina Pinto, da Vieira de Almeira Advogados, e Rita Santos, da Comida Independente.
As novas tendências agroalimentares, como a agricultura biológica e a opção dos consumidores pelo comércio local, serão também abordados, entre outros temas, por Rui Rosa Dias, do IPAM Porto.
Insetos na alimentação animal. E na humana?
A produção de insetos e de produtos derivados para o consumo humano e animal é um tema cada vez mais atual, com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) a fazer recomendações de sustentabilidade neste sentido. O setor está a crescer a nível nacional e internacional e pode surgir nova legislação europeia já este ano. Daniel Murta, fundador da Entogreen e membro da Portugal Insect, vai abordar a produção de insetos para a alimentação animal e fertilizantes, com referência também à produção de insetos para a alimentação humana.
Floresta 4.0: Floresta de precisão inteligente
As preocupações sobre o futuro da Floresta permanecem um tema central no AgroIN. Uma floresta conectada, sistemas colaborativos, sensores múltiplos, realidade aumentada, robótica, big data e comunicação em tempo real são algumas das soluções que podem integrar o futuro da floresta, a serem abordados pelo orador Jorge Leite da Cunha, do Institute for Systems and Computer Engineering, Technology and Science.
Economia Circular e Sustentabilidade: estudos de caso
A economia circular na indústria agroalimentar será referida através do estudo de caso de um programa pioneiro na vitivinicultura alentejana, ao encargo dos oradores João Barroso, da Comissão Vitivinicola Regional Alentejana, Helena Ferreira, da Adega Cooperativa Borba, e Clara Roque do Vale, da Monte da Capela. As reduções de CO2 estão também em análise, através do caso prático do futuro das explorações liteiras, sobre as quais irá falar David Fangueiro, do Instituto Superior de Agronomia. Por fim, João Silva, da Cooperfrutas, vai falar da experiência desta Organização de Produtores em eficiência, economia circular e compostagem.
Adicionalmente, João Vasconcelos Porto, da Sogrape, e Felisbela Torres de Campos, da Syngenta, vão abordar a intensificação sustentável, a eficiência energética, a agricultura de conservação e outros caminhos sustentáveis.