O seminário sobre Modelação e Cenarização do Risco de Incêndio: Decisão Estratégica sobre Investimentos, organizado pela Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) e o IGOT – Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, que se realiza hoje, vai contar com a presença de Alan Ager, membro dos serviços florestais dos Estados Unidos da América.
O perito americano vai abordar a importância da modelação de base probabilística e da cenarização de risco para tomada de decisões estratégicas em matéria de investimentos de prevenção.
O objetivo central do seminário é mostrar que é possível tomar decisões estratégicas de gestão de risco, tendo por base o melhor conhecimento científico, nacional e internacional, dando exemplos positivos onde a transferência de conhecimento para as operações foi bem-sucedida (exemplos dos EUA e mercado (re)segurador).
A reflexão sobre este tema é particularmente relevante para Portugal, dadas as metas ambiciosas em termos de prevenção previstas no Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais 20-30. Estas metas, mesmo que atingidas, só terão impacto se as decisões em matéria prevenção tiverem por base cenários que permitam priorizar a gestão de combustíveis a médio e longo-prazo.
O seminário ocorre em formato híbrido, na sala de conferências do IGOT (Lisboa) e online, na quinta-feira, dia 26 de outubro, às 15h. A inscrição pode ser feita aqui.