A Águas do Vale do Tejo já iniciou a empreitada de execução das ligações técnicas dos Subsistemas de Saneamento de Aguiar da Beira – Subsistema do Eirado, no concelho de Aguiar da Beira, adjudicada pelo valor de 1.082.800,00€ ao consórcio António Saraiva e Filhos, Lda/TecnEgi – Instalações Especiais, Unipessoal Lda.
Esta empreitada, com um prazo de execução de 365 dias, irá beneficiar cerca de 495 habitantes equivalentes das freguesias do Eirado, Souto de Aguiar da Beira e Valverde, proporcionando o adequado encaminhamento e tratamento das águas residuais urbanas, dado que atualmente as águas residuais destas povoações são encaminhadas para fossas séticas da rede “em baixa”, algumas com elevado estado de degradação.
Esta obra irá permitir o encaminhamento das águas residuais geradas do Subsistema do Eirado para a ETAR do Eirado, que se encontra em funcionamento, proporcionando um tratamento adequado dos efluentes produzidos nas referidas povoações e dando cumprimento às medidas impostas pela Agência Portuguesa do Ambiente para o cumprimento dos Planos de Gestão de Bacia Hidrográficas 2017-2020 (Regiões Hidrográficas 4 – Vouga, Mondego e Lis).
O presente investimento reflete o compromisso da Águas do Vale do Tejo e da EPAL na melhoria da qualidade de vida das populações e do Ambiente.
Atendendo ao contexto de pandemia, importa referir que a obra irá decorrer de acordo com as medidas de prevenção, proteção e segurança tendo por base as medidas previstas o Plano de contingência da EPAL e as diretrizes vigentes a nível nacional.