A ADENE – Agência para a Energia, está a promover entre hoje e amanhã, em Lisboa, a realização da segunda sessão regional de formação do projeto ODYSSEE-MURE sobre a avaliação de programas e medidas de eficiência energética.
Este projeto reúne 37 parceiros, entre os quais representantes dos 28 Estados Membros da UE, da Noruega, Sérvia e Suíça, e pretende promover a monitorização dos consumos de energia e tendências de eficiência energética, bem como a avaliação de medidas de eficiência energética por país e por setor de atividade. Para além dos especialistas portugueses, este encontro, conta com a presença de especialistas na área da Energia de países como França, Alemanha, Itália e Suíça, entre outros.
Em debate estão temáticas que visam melhorar a compreensão dos indicadores de eficiência energética, nomeadamente através da medição do seu progresso e as poupanças de energia por utilização final e por setor, tendo em conta também a comparação entre os diferentes países. Outro tema em análise prende-se com avaliação de políticas de eficiência energética e os benefícios decorrentes, com a apresentação de metodologias e casos de estudo.
O ODYSSEE-MURE assenta na existência de duas bases de dados complementares, que são atualizadas regularmente pelos parceiros do projeto: uma é a ODYSSEE, que contém indicadores de eficiência energética e emissões de CO2, com informação sobre o consumo de energia global e por setor de atividade; e outra a MURE, que inclui a descrição das medidas de eficiência energética implementadas a nível da União Europeia ou nacional.