ADENE divulga regulamentação sobre etiquetagem energética de sistemas de aquecimento
Na qualidade de parceira do projeto «Label Pack A+», a ADENE- Agência para a Energia divulga que, a 26 de setembro, a etiqueta de aquecedores de água é atualizada para uma nova escala da classe energética, que passa a entre A+ e F, substituindo a anterior entre A e G. Tal acontece ainda no âmbito da Diretiva de Etiquetagem Energética, recentemente revogada com a publicação, em julho deste ano, do novo regulamento de etiquetagem energética transversal a todos os produtos etiquetados. Este novo regulamento só se aplicará a produtos e sistemas de aquecimento após 2020.
Esta entrada em vigor após 2020 justifica-se por a regulamentação de etiquetagem energética de produtos e sistemas de aquecimento ser uma legislação recente (2015) e, como tal, para estes equipamentos continuar a vigorar a escala que pode ir até A+++, em particular no caso dos sistemas de aquecimento mais eficientes e com recurso a sistemas solares térmicos.
“Congratulamos o facto de os fabricantes e instaladores de sistemas de aquecimento não terem que alterar, para já, a etiqueta de aquecimento. Uma vez que a etiqueta foi recentemente introduzida no mercado, o setor do aquecimento e os consumidores encontram-se ainda na fase de apropriação desta ferramenta ao seu máximo potencial. Uma das vantagens do reescalonamento da etiqueta de aquecimento acontecer mais tarde é o fácil reconhecimento das soluções que integram energias renováveis, pois apenas os sistemas que integram energias renováveis atingem as classes +, de A+ a A+++.”, sustenta Pedro Dias, secretário-geral da ESTIF – Federação Europeia da Industria Solar Térmica, entidade que coordena o projeto «Label Pack A+», uma iniciativa financiada pela União Europeia por via do programa Horizonte 2020.
“A ADENE tem vindo, no âmbito do projeto «Label Pack A+», a trabalhar com os profissionais do setor para que estes possam assumir as suas responsabilidades e consigam esclarecer cada vez melhor o consumidor final e apoiá-lo na seleção de soluções energicamente eficientes”, afirma Joana Fernandes, especialista da ADENE, para quem “é essencial continuar a divulgar esta regulamentação, dinamizando a seleção de soluções de aquecimento mais eficientes e sempre que possível recorrendo a soluções solar térmicas.”
O projeto europeu «Label Pack A+» visa apoiar e promover a regulamentação da etiquetagem energética de equipamentos de aquecimento, estabelecendo-se como ponto de contacto entre os vários agentes do mercado e o consumidor final.