ADENE coopera com Marrocos na área da eficiência energética
A ADENE – Agência para a Energia assinou, no passado dia 5 dezembro, com a sua congénere marroquina (a AMEE – Agence Marocaine de l’Efficacité Énergétique) um memorando de entendimento (MoU) que visa promover o intercâmbio de conhecimentos sobre políticas, programas e sistemas de eficiência energética e hídrica em diversas áreas, em particular no setor dos edifícios públicos e privados, dos produtos de construção, da indústria e da mobilidade.
Este memorando foi um dos 12 instrumentos de cooperação assinados durante a cimeira que reuniu em Rabat individualidades do Governo Português, presididas pelo Primeiro Ministro, e do Governo Marroquino, e prevê a colaboração da ADENE em programas de formação de formadores e de peritos qualificados, abarcando também a realização de projetos conjuntos de desenvolvimento e demonstração de inovação tecnológica, no contexto da transição energética.
“A ADENE vai colaborar com a sua congénere marroquina AMEE em projetos e transferência de tecnologia em áreas em que Portugal é uma referência mundial, nomeadamente na certificação energética de edifícios” refere Miguel Sales Dias, administrador da ADENE.
No domínio da transição energética, este MoU visa promover o intercâmbio de conhecimentos e a realização de projetos conjuntos, envolvendo capacitação e transferência de tecnologia, nos domínios das políticas, programas e sistemas de eficiência energética e hídrica em diversas áreas em que Portugal dispõe de know-how e tecnologia, em particular, no setor dos edifícios públicos e privados, dos produtos de construção, da indústria e da mobilidade.
Refira-se que na recente cimeira Luso-Marroquina, realizada em Rabat, foi consolidado o acordo sobre um projeto de construção de um cabo para interconexão elétrica, com 220 quilómetros, entre os dois países, devendo a construção arrancar no primeiro semestre de 2018.
No plano técnico, este cabo de interligação elétrica permitirá a Portugal vender energia a Marrocos em alguns momentos de um determinado dia e, eventualmente, comprar em outras alturas desse mesmo dia, já que o transporte de energia far-se-á nos dois sentidos.
De acordo com os estudos, que se encontram em fase de conclusão, o cabo deverá ligar a zona de Tavira, no Algarve, à cidade marroquina de Tânger.
Para Portugal, este projeto de interconexão configura mais um avanço relevante na estratégia de desenvolvimento das infraestruturas de transporte de energia transfronteiriças, fundamentais para garantir a política de promoção das energias renováveis e de segurança de abastecimento do país.