A ADENE, Agência para a Energia, esteve presente na entrega do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2018 que se realizou ontem, no Espaço Colunata Eventos do Bom Jesus de Braga, em Braga. Nesta cerimónia foi atribuído o Prémio ADENE que distingue a Melhor Solução de Eficiência Energética.
A utilização de janelas com a etiqueta energética CLASSE+, a integração abrangente de funcionalidades SMART, a utilização de Sistemas Eficiência Hídrica ou a utilização de soluções arquitetónicas com recurso a materiais e soluções construtivas passivas energeticamente mais eficientes, foram os parâmetros relevantes na avaliação deste grande vencedor: Quintãs – Farm Houses, Arouca.
Para Manuel Bóia, Administrador da ADENE, “É para nós um orgulho estarmos presentes na entrega deste prestigiado prémio que comprova a qualidade e diversidade de soluções da eficiência energética na reabilitação urbana. Esta é a melhor forma de valorizar qualquer imóvel. O primeiro passo para a reabilitação energética de uma casa é a obtenção de um Certificado Energético, que permite identificar as necessidades e medidas a implementar para viver numa casa energeticamente mais eficiente. O que possibilita, poupando, valorizar também o imóvel, o que terá implicações diretas no conforto, na saúde e, claro, nos gastos, através de uma redução persistente nos consumos”.
A importância da reabilitação urbana foi uma das razões que levou a ADENE a lançar a campanha “Certificar é valorizar”. Uma campanha de sensibilização nacional que tem como objetivo consciencializar as pessoas para a importância da eficiência energética nas nossas habitações, nomeadamente em casos de reabilitação urbana.
O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2018 é coorganizado pela Vida Imobiliária e pela Promevi, e distingue os melhores projetos de reabilitação nas seguintes categorias: habitação; turismo; impacto social; serviços & comércio; na cidade de Lisboa; na cidade do Porto; com menos de 1.000m2; de restauro; de reabilitação estrutural e com a melhor solução de eficiência energética.
*Foto do projeto vencedor