A Adega Cooperativa de Monção arranca este mês com a implementação de um sistema de produção de energia fotovoltaica destinado a autoconsumo e de um sistema solar térmico, um investimento de 160 mil euros que pretende minimizar a pegada ecológica e estimular comportamentos ambientalmente responsáveis.
Serão instalados, na cobertura de edifício de produto acabado, 307 painéis solares fotovoltaicos de 265 W cada para auto-consumo, o que se reflete numa poupança anual de energia de 117 mil kWh e uma redução de 15 mil euros na fatura anual. Com este projeto, a Adega Cooperativa de Monção evitará ainda a emissão de 60 toneladas de CO2 por ano.
No que se refere ao sistema solar térmico, está prevista a instalação de 30 painéis solares e três depósitos com uma capacidade total de sete mil litros, o que permitirá uma poupança adicional estimada em sete mil euros por ano.
Segundo Armando Fontainhas, presidente da Adega Cooperativa de Monção, “a nossa preocupação com a sustentabilidade, assenta não só numa boa rentabilidade económica mas também numa redução significativa dos impactos ambientais. A instalação de um sistema solar fotovoltaico inscreve-se na nossa preocupação ambiental e de proteção do ecossistema e vai permitir ainda uma redução na fatura energética.”