A ACOS – Agricultores do Sul inicia hoje, junto dos seus associados, uma campanha solidária com os agricultores da região centro do país, cujas explorações foram totalmente devastadas pelos incêndios dos últimos dias.
A campanha, que decorre até ao final do mês de julho, consiste na angariação de alimentos para gado, tais como palha, feno, sementes, rações, entre outros. Os bens estão a ser concentrados em Beja, nas instalações da ACOS, que se encarregará pelo seu armazenamento, transporte e entrega.
“Os incêndios destruíram por completo largos hectares de zonas de pastoreio e também muitas reservas de alimentos que os agricultores tinham para alimentar o gado. Com esta iniciativa apelamos à solidariedade dos nossos associados que queiram contribuir. É um gesto simbólico que pode fazer diferença na vida dos nossos colegas que têm o seu sustento totalmente destruído, e no caso das explorações agrícolas e pecuárias, a sua recuperação pode levar anos, para não dizer décadas”, afirma Rui Garrido, presidente da ACOS, citado em comunicado.
A iniciativa está a ser desenvolvida em articulação com a CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal, o Ministério da Agricultura, o Ministério da Administração Interna e com as associações congéneres da zona centro do país.