A população do arquipélago dos Açores viveu mais um fim de semana sob alerta devido ao mau tempo. O mês de janeiro, tem sido, aliás, marcado por vários avisos meteorológicos – amarelos, laranja e até vermelhos – provocados pela situação atmosférica adversa, faz alusão o jornal I.
No total, a Proteção Civil registou 65 ocorrências até ao final da tarde, tendo sido o grupo oriental o mais fustigado pelo mau tempo. Ponta Delgada foi onde se fizeram sentir as chuvas mais intensas. Um voo da SATA entre a capital administrativa da ilha e o Pico foi cancelado. Outro voo da mesma companhia, vindo de Lisboa para Ponta Delgada, teve mesmo de ser desviado para Santa Maria devido ás condições atmosféricas adversas.
Na ilha de São Miguel, as autoridades registaram 51 incidentes; em Santa Maria, dez (até ao fim da tarde de sábado); e na ilha Terceira, duas.
As ocorrências resultaram de inundações, deslizamentos de terras e mesmo derrocadas, assim como obstruções em vias públicas e ainda danos em habitações. Em São Miguel, vários rios tornaram-se “autênticos caudais de lama”, como é visível através de vários vídeos colocados por turistas e locais nas redes sociais. Na ilha de Santa Maria, um minitornado atingiu várias habitações, que sofreram estragos consideráveis.