ACEMEL reúne especialistas para debater a evolução tecnológica do setor energético

Sob o mote a “Evolução Tecnológica do mercado da Energia”, a Associação de Comercializadores de Energia no Mercado Liberalizado (ACEMEL) realizará no próximo dia 22 de novembro a sua conferência anual. A terceira edição do evento focar-se-á no papel central da tecnologia nos processos de transição energética, abordando as transformações trazidas pela digitalização e inteligência artificial ao setor energético. A conferência terá lugar no auditório do hotel VIP Executive Art’s, no Parque das Nações, em Lisboa, e conta com o apoio do OMIP, do Renta4Banco e da Digitalmente.

Esta conferência reforça os laços entre diferentes associações e empresas, possibilitando iniciativas conjuntas que abordem os desafios e oportunidades no setor energético. A programação inclui vários painéis de discussão, contando com a presença de especialistas do setor energético nacionais e também de países como Espanha, México, Colômbia, Chile e Brasil, oferecendo uma visão mais internacional e enriquecedora. A conferência contará ainda com uma apresentação dedicada ao MIBEL, por Ricardo Nunes, CSO do OMIP, e outra sobre os desafios do DSO 2.0, por José Ferrari Careto, CEO da E-REDES, que compartilhará uma visão aprofundada sobre os avanços tecnológicos na comercialização de energia. A sessão será encerrada pela Secretária de Estado da Energia, Maria João Pereira.

Para João Nuno Serra, presidente ACEMEL, “este evento reflete o compromisso da ACEMEL em impulsionar a inovação no setor energético. A colaboração internacional e a troca de experiências com associações congéneres permitem-nos moldar um mercado mais resiliente e digital, alinhado com os desafios globais e a transição energética.”

Como parte de um ecossistema global, a ACEMEL coopera com associações de outros países promovendo a integração do setor energético português em mercados internacionais. A dimensão colaborativa será evidente na conferência, onde associações internacionais como a ACIE (Espanha) e ABRACEEL (Brasil), terão a oportunidade de trocar conhecimentos e estratégias inovadoras.

A ACEMEL visa promover uma análise aprofundada das tendências que estão a moldar o futuro da energia, refletindo sobre os desafios e as oportunidades que impactam o setor a nível mundial. Com o uso crescente de inteligência artificial, big data e redes inteligentes, prevê-se uma maior eficiência e sustentabilidade no setor, permitindo um acompanhamento em tempo real das redes e uma resposta mais eficaz a falhas ou picos de consumo. Estes avanços não só possibilitam a integração de fontes de energia renovável, como também abrem caminho para um modelo energético mais descentralizado e acessível, onde os consumidores podem participar ativamente, por exemplo, com a produção e venda de energia.