A ACCIONA acaba de anunciar a retoma do serviço de motociclos partilhados em Madrid, Barcelona, Valência, Sevilha, Saragoça, Milão e Lisboa. A empresa está a disponibilizar neste momento mais de 7 mil motociclos, após estabelecer um protocolo de higiene detalhado, projetado de acordo com todos os requisitos e indicações das autoridades sanitárias nacionais e locais.
Segundo a empresa, todas as unidades estão agora “equipadas com toalhetes para a limpeza para as zonas de contacto, como o guiador, bem como toucas descartáveis para os capacetes e um gel hidroalcoólico, que deverá ser aplicado nas mãos antes e após cada utilização”. Além disso, a aplicação ACCIONA apresenta “informações e recomendações para autoproteção, higiene e uso adequado dos veículos partilhados”, diz a empresa em comunicado.
Para garantir a desinfeção de todos os motociclos e a substituição de equipamentos de proteção individual, o horário do serviço foi modificado, sendo agora das 6h às 2 da manhã. Também os tarifários ACCIONA em Lisboa foram alterados. Para todos os que utilizem o serviço de Modo S, o valor por minuto é de 21 cêntimos (uma diminuição de 5 cêntimos), enquanto o serviço de Modo C sofre uma redução de dois cêntimos, passando a ser cobrados 26 cêntimos por minuto.
Com o objetivo de melhorar a experiência do utilizador, a ACCIONA realizou um estudo junto de mais de 1.500 entrevistados para analisar as necessidades de mobilidade dos utilizadores pós-Covid19, bem como suas preocupações com o uso de veículos de mobilidade partilhada e as suas sugestões para melhoria do serviço.
O serviço de partilha de motos da ACCIONA oferecerá agora uma alternativa de mobilidade segura e sustentável, além de ser uma forma dos cidadãos evitarem os transportes públicos, ajudando ainda a reduzir aglomerações de veículos nos espaços urbanos, causadas pelo uso de automóveis particulares.
Para além disso, este serviço faz parte do compromisso da empresa em promover um modelo de desenvolvimento sustentável, que apresenta alternativas de mobilidade urbana que contribuem para o combate às mudanças climáticas. As mais de 7 motas disponibilizadas em Sevilha, Madrid, Barcelona, Valência, Saragoça, Milão e Lisboa, evitaram um total de 1.000 toneladas de emissões de CO2, o equivalente a afastar mais de 93 mil veículos da circulação, em apenas um dia.
Os motociclos do grupo apresentam um desempenho equivalente às 125cc e incluem vários “modos de condução” que podem ser ativados em estradas urbanas e vias mais rápidas, atingindo até 100 km/h. Para usar esse serviço, os clientes devem primeiro registar-se na aplicação ACCIONA. Após validação das informações de registo, a localização exata das motas que se encontram na zona do utilizador aparecerão no ecrã do smarthphone. Esses veículos poderão depois ser usados por toda a cidade, mas devem ser estacionados nas áreas designadas, indicadas no mapa da plataforma.