ACCIONA ganha contrato de operação e manutenção do sistema de saneamento da Zona Nascente do Algarve
A Águas do Algarve S.A. adjudicou à ACCIONA os serviços de exploração, conservação e manutenção dos sistemas de saneamento de água da Zona Nascente do Algarve – Portugal (entre Vilamoura e Vila Real de Santo António), com um orçamento de cerca de 42 milhões de euros. Deste modo, a ACCIONA será responsável durante sete anos por cerca de 230 quilómetros de condutas, 72 estações elevatória e 44 estações de tratamento de águas residuais, que servem perto de 463.000 habitantes, contribuindo para a melhoria da eficiência energética e para a otimização das diversas instalações de saneamento da água.
A ACCIONA colabora com a Águas do Algarve desde 1999, para a qual construiu uma estação de tratamento de água potável (ETA de Alcantarilha) e 10 estações de tratamento de águas residuais, energeticamente eficientes, entre elas, as de Albufeira Poente, Companheira, Almargem, Vale de Faro e Faro-Olhão. Esta última, é a primeira estação na Península Ibérica projetada de raiz com tecnologia Nereda®, tecnologia esta que permite otimizar o tratamento biológico e a eficiência energética do mesmo. No total, a ACCIONA conta já, em Portugal, com 25 estações de tratamento de águas residuais (ETAR), e cinco estações de tratamento de água potável (ETA), que servem cerca de 2,3 milhões de pessoas, ou seja, perto de 25% da população do país.
Outras áreas de negócio
Para além de contratos relacionados com o setor da água, a ACCIONA obteve também outros contratos nas mais diversas áreas de negócio desde que, em 1948, entrou no mercado português, como por exemplo, a estação fotovoltaica de Amareleja, a barragem do Alqueva, a ponte Infante Dom Henrique e a estação do Oriente. A ACCIONA possui também uma presença significativa no setor eólico, uma vez que detém e opera, um total de 17 parques eólicos de pequena configuração, dispersos por várias regiões, totalizando 120MW.
Recentemente, a ACCIONA acordou com o grupo Vidrala o fornecimento de eletricidade renovável, em 2020, às duas estações de fabrico de recipientes de vidro que este possui em Portugal, estimando-se o fornecimento de mais de 173 GWh. A ACCIONA deu também início à sua atividade imobiliária no mercado português, através de três empreendimentos habitacionais em Lisboa.
Recorde-se que a ACCIONA é um grupo global de desenvolvimento e gestão de soluções de infraestruturas sustentáveis, com foco especial na energia renovável. A sua atividade abarca toda a cadeia de valor de projeto, construção, operação e manutenção. O objetivo da ACCIONA é liderar a transição para uma economia de baixo carbono, e para isso, coloca a excelência técnica e a inovação ao serviço de todos, para projetar um planeta melhor. A empresa alcançou vendas de 7.510 milhões de euros em 2018, está presente em mais de 65 países e desenvolve a sua atividade comercial com o compromisso de contribuir para o desenvolvimento económico e social das comunidades em que atua.