Acciona Energia fornece energia 100% renovável ao Grupo CIE em Portugal
A Acciona Energia está a produzir, fornecer e assegurar a certificação de energia elétrica 100% renovável, através da sua solução Greenchain, às instalações do Grupo CIE em Portugal – mais concretamente, à CIE Plasfil e à CIE Stratis. Esta parceria permite preparar o futuro no domínio da ação climática e na implementação de uma Estratégia Verde, temas fundamentais para a recuperação e crescimento económico, não só em Portugal, mas a nível global, refere a empresa, num comunicado
Segundo a Acciona, através das garantias que o Greenchain oferece, as duas empresas do Grupo CIE em Portugal serão certificadas com Garantias de Origem 100% Renováveis, segundo a plataforma EEGO (Entidade Emissora de Garantias de Origem) da REN (Rede Elétrica Nacional), que atesta a origem totalmente renovável dos seus consumos.
Com estas soluções, o Grupo CIE Automotive evita em Portugal a emissão de praticamente três mil toneladas de CO2 para a atmosfera. A fábrica CIE Plasfil reduzirá as emissões em 2.389.742 kg CO2, enquanto a diminuição na fábrica CIE Stratis será de 567.171 kg CO2. Ao assegurar a certificação da energia renovável de todos os clientes que compõem o seu portfólio de consumo, a empresa passa a ser, assim, a maior comercializadora de eletricidade 100% renovável em Portugal e na Península Ibérica, lê-se na mesma nota.
Para Gonçalo Tomé, CEO da CIE Plasfil e Gerente da CIE Stratis, “esta cooperação reforça a estratégia ambiental, através de um novo paradigma energético. No Grupo CIE estamos cientes da necessidade de mitigação dos impactos ambientais das nossas operações industriais. Entre muitas ações visando a sustentabilidade, a instalação de capacidade de produção de energia fotovoltaica para autoconsumo, nas duas empresas, que soma mais de 700 toneladas de emissões de CO2 evitadas por ano, ou a plantação de mais de 2500 árvores numa área ardida do norte do concelho da Figueira da Foz, cruzam-se com o contrato de aquisição de energia 100% renovável agora celebrado com a Acciona Energia, na ambição de olhar para um futuro mais sustentável”.
Alexandre Kisslinger, CEO da Acciona Energia em Portugal, refere que “a colaboração baseia-se num conjunto de premissas que fazem parte do nosso ADN, como a aposta numa economia sustentável, com um olhar já focado no futuro. Da nossa parte, queremos oferecer ao nosso cliente as condições mais competitivas do mercado e ser parte ativa no desenvolvimento do seu projeto de sustentabilidade energética. É, pois, uma parceria a longo prazo, que por certo trará extraordinários resultados, tanto ao Grupo CIE, como à Acciona Energia”.