A ACCIONA celebra 25 anos em Portugal, inovando diariamente para aproveitar ao máximo os recursos hídricos imprescindíveis para a vida.
O território nacional foi um dos primeiros mercados internacionais para a empresa. Desde a sua chegada, desenvolveu mais de 70 projetos de infraestruturas de todo o tipo. A empresa, que fornece serviços a 2,6 milhões de pessoas, tem sede em Lisboa e conta atualmente com 110 colaboradores.
Oferece soluções de dessalinização, depuração, potabilização, e gestão do ciclo da água em todo o mundo, com presença em mais de 40 países. Em todos estes processos, há um denominador comum: a procura de soluções cada vez mais inovadoras, fazendo uso de tecnologias que favorecem a eficiência energética, a recuperação de recursos e a qualidade da água tratada.
Entre os projetos mais emblemáticos desenvolvidos em Portugal, destaca-se a estação de tratamento de água potável de Alcantarilha, tendo sido a primeira instalação que a ACCIONA construiu neste país. Fornece água potável na região do Algarve, com uma capacidade máxima de produção de 3m3/s.
No domínio do tratamento de águas residuais destacam-se projetos como a ETAR Sul deÍlhavo, com capacidade para 39.288 m³/d, a ETAR de Faro-Olhão com capacidade para28.149 m³/d, e a ETAR da Companheira com capacidade para tratar 32.061 m3/d.
Este ano, foi adjudicada à ACCIONA a construção da Estação de Tratamento de Águas Residuais de Ermidas do Sado, que vai servir uma população equivalente de 4.100 habitantes no distrito de Setúbal.