A Academia ADENE (Agência para a Energia) é parceira do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) no Programa “Trabalhos & Competências Verdes / Green Skills & Jobs”.
Este programa, inserido no âmbito da aceleração da transição e eficiência energética, visa formar profissionalmente e requalificar os trabalhadores cujas entidades empregadoras foram direta ou indiretamente afetadas pelo aumento dos custos de energia.
Os desempregados inscritos no IEFP também estão incluídos nas formações.
Segundo informa a ADENE, num comunicado enviado à imprensa, as ações de formação a financiar devem integrar percursos de curta e média duração na área da energia previstos no Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ). A duração deve compreender o limite mínimo de 25 horas e o máximo de 350 horas.
Para além das ações de formação já disponíveis, a Agência para a Energia avança que, juntamente com a Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN), vai apoiar o programa do IEFP na emissão de pareceres prévios a projetos de formação desenvolvidos através de percursos e ações de formação à medida.
Os projetos de formação a candidatar no âmbito do programa “Trabalhos e Competências Verdes / Green Skills & Jobs” devem ter em vista a transição energética, nas áreas da Eficiência Energética, Energia Renovável, Eficiência Hídrica, Mobilidade Sustentável e Economia Circular.
As candidaturas são elegíveis para projetos de formação de todo o território de Portugal continental.
As candidaturas podem ser submetidas até dia 31 de dezembro de 2023 ou até ao limite da sua dotação orçamental de €20 milhões de euros.