As Olimpíadas Nacionais das Reservas da Biosfera querem desafiar a comunidade escolar de norte a sul do país e regiões autónomas dos Açores e Madeira a explorarem, ao vivo e a cores, a biodiversidade e as tradições das Reservas da Biosfera portuguesas.
A atividade ambiciona que os jovens não só conheçam o conceito e a importância das Reservas da Biosfera, mas que as vivenciem através de desafios dinâmicos onde poderão melhorar competências e envolverem-se ativamente na conservação da natureza e na agenda da transição verde que vivemos, lê-se numa nota.
Estas Olimpíadas são promovidas pelo projeto Reservas da Biosfera, Territórios Sustentáveis, Comunidades Resilientes, em colaboração com a Ordem dos Biólogos, e destinam-se aos alunos do 8º e do 10º ao 12º ano de todo o país. Segundo a mesma nota, a atividade requer que sejam formadas equipas de dois a quatro alunos, enfrentando duas eliminatórias distintas e promovendo dinâmicas de conservação da biodiversidade e da cultura de uma Reserva da Biosfera. A segunda eliminatória desta competição será realizada numa das 12 Reservas da Biosfera portuguesas, onde estes jovens poderão evidenciar o porquê de estes locais serem essenciais para o desenvolvimento económico sustentável e combate à crise climática.
Participar nas primeiras Olimpíadas Nacionais das Reservas da Biosfera é uma oportunidade de conhecer e fazer parte de territórios que se distinguem pela sua extraordinária natureza, identidade cultural única e pelo compromisso com o desenvolvimento sustentável.
Os participantes terão também a oportunidade de ganhar uma estadia de três dias num destes sítios classificados pela UNESCO e as restantes equipas que alcançarem o pódio terão direito a outras recompensas.
A submissão de inscrições e o regulamento podem ser encontrados através do website do Projeto Reservas da Biosfera, Territórios Sustentáveis, Comunidades Resilientes. As inscrições estão abertas até ao dia 15 de janeiro para os alunos do 10º ao 12º ano, e até ao dia 29 de janeiro para os alunos do 8º ano.