A Moeve abriu as candidaturas para o seu acelerador empresarial de startups, Moeve Light Up. Este tem como objetivo promover a expansão, desenvolvimento e futura aplicação de negócios inovadores relacionados com a transição energética.
Através do programa Moeve Light Up, a empresa pretende impulsionar o tecido económico e inovador da indústria, apoiando projetos emergentes nos setores da deep science, clean tech e deep tech, especialmente os desenvolvidos em contextos científicos.
Através deste acelerador, a Moeve lança a sua primeira plataforma de inovação aberta, cujas candidaturas poderão ser realizadas através de um formulário web de acesso livre. O Moeve Light Up colocará as capacidades tecnológicas e os espaços de inovação da empresa energética à disposição das startups e parceiros. Assim, ajudará a promover tecnologias disruptivas e novos negócios no seu processo de transformação no âmbito da transição energética. Este modelo de inovação aberta procura colocar a Moeve no centro do ecossistema de inovação no sector da energia.
A fase de scouting para a apresentação de candidaturas terá lugar até meados de maio. A Moeve encarregar-se-á de pré-selecionar as startups que apresentarem maior potencial para participarem no Selection Day, um dia de demonstrações no início de junho. A empresa selecionará as startups que passarão à fase de aceleração, onde terão a oportunidade de trabalhar com especialistas da Moeve no desenvolvimento de projetos-piloto.
Assim, os desafios lançados ao ecossistema de startups estão alinhados com as áreas de negócio da Moeve, nomeadamente no que diz respeito ao hidrogénio verde e combustíveis derivados (e-fuels), à procura de novas matérias-primas sustentáveis, à inclusão digital e inovação, à gestão eficiente da água ao longo dos seus ciclos de vida, a soluções avançadas de mobilidade sustentável e à melhoria da experiência do cliente na transformação dos seus postos.
De acordo com Belén Linares, Diretora de Inovação da Moeve, “O Moeve Light Up é um projeto transversal a todas as áreas de negócio da Moeve, tendo a inovação e o empreendedorismo como pilares fundamentais. O seu objetivo é reforçar, de forma concreta, o nosso compromisso com a transição energética e a descarbonização da indústria. Esta iniciativa sublinha ainda o nosso apoio ao ecossistema inovador, tanto nacional como internacional, contribuindo para que a Europa avance rumo a uma maior autonomia estratégica e para que os sectores energético e digital progridam no sentido da neutralidade carbónica.”
Ao longo de 2026, após a conclusão da fase de aceleração, as startups devem apresentar os resultados dos seus pilotos a especialistas da Moeve e do ecossistema do setor da inovação no Demo Day. Os projetos com maior potencial, em linha com a estratégia Positive Motion da empresa, continuarão a receber apoio financeiro e estrutural da empresa energética através do seu Centro de Inovação, para alcançar o seu objetivo de aplicação nos Parques Energéticos da empresa energética em Palos de la Frontera (Huelva) e San Roque (Cádiz), em Espanha, nas suas fábricas de produtos químicos ou nos seus Postos.