A ABB recebeu uma encomenda no valor de aproximadamente 140 milhões de dólares (cerca de 124 milhões de euros) dos operadores Energinet.dk na Dinamarca e a 50HERTZ Transmission na Alemanha para projetar, fornecer e instalar uma estação de conversão de CCAT (corrente contínua em alta tensão) em Bentwisch, no norte da Alemanha. A estação de conversão de HVDC Light será a primeira instalação na Europa com capacidade para estabelecer ligação às redes assíncronas de CA do leste da Dinamarca e Alemanha.
Com o fornecimento deste sistema CCAT, a ABB fornecerá uma tecnologia-chave para o projeto “solução de rede combinada Kriegers Flak”, que irá criar a primeira interconexão marinha do mundo, utilizando as ligações de redes nacionais ao futuro parque eólico offshore dinamarquês Kriegers Flak e aos parques eólicos já em serviço, Baltic 1 e Baltic 2, na Alemanha. A ABB também recebeu anteriormente uma encomenda para a colocação de um cabo submarino de CA no valor de 100 milhões de dólares (cerca de 88,5 milhões de euros), para ligar o parque eólico dinamarquês Kriegers Flak em 2015.
A interligação terá uma capacidade de 400 megawatts (MW), o equivalente às necessidades de energia de mais de 400.000 casas. Esta infraestrutura vital é cofinanciada pela União Europeia e representará um passo importante para a consecução dos objetivos europeus de desenvolvimento das energias renováveis. Além de permitir a integração de mais energia renovável na rede elétrica, o projeto de interligação irá aumentar a segurança do abastecimento e proporcionará novas oportunidades de comercialização de eletricidade.
Claudio Facchin, presidente da divisão Power Grids da ABB, afirma que “tanto a integração das energias renováveis, como o desenvolvimento das interligações, são elementos-chave da estratégia Next Level da ABB, de responder à procura crescente de eletricidade, minimizando o impacto ambiental”.
A ABB fornecerá a estação CCAT completa, incluindo transformadores, válvulas conversoras, sistemas de refrigeração, controlo e proteção, e outros equipamentos da estação conversora. HVDC Light confere recursos sofisticados à rede, tais como a capacidade de recuperar de uma quebra geral do abastecimento e uma excecional capacidade de controlo para regular o sistema de compensação face às mudanças na velocidade do vento.
Foram atribuídos mais de 110 projetos de CCAT à ABB desde que foi pioneira nesta tecnologia há mais de 60 anos. Estes projetos têm uma capacidade combinada de mais de 120.000 megawatts, o que representa cerca de metade da base instalada global. A ABB avançou no desenvolvimento da tecnologia CCAT nos anos 1990 com a solução do conversor estático de tensão (voltage source converter – VSC) denominado HVDC Light, e também lidera esta tecnologia com mais de 18 dos 24 projetos VSC CCAT realizados em todo o mundo.