“A Viagem de Shibula” do Jardim Zoológico faz parte das comemorações do Dia do Rinoceronte
No dia 22 de setembro é celebrado em todo o mundo o Dia do Rinoceronte. De forma a assinalar a efeméride, o Jardim Zoológico lança o terceiro conto do projeto “Contos do Zoo” que dará a conhecer um dos primeiros programas de conservação desenvolvidos pelo parque e que resultou na reintrodução em habitat natural da Shibula, um Rinoceronte-negro (Diceros bicornis).
Segundo o Zoo, são cinco as espécies de rinoceronte em todo o mundo, distribuídas entre África e Ásia. O Rinoceronte-negro é uma das espécies africanas, e está classificada como Criticamente em Perigo pela IUCN, a União Internacional para a Conservação da Natureza. Em 1991, aquando da reintrodução da Shibula, a espécie estava em acentuado declínio, sobretudo devido à caça para a obtenção do chifre para venda no mercado ilegal. A população de Rinocerontes-negros em África não ultrapassava os 2500 animais, no entanto, devido aos programas de conservação desenvolvidos sob cuidados humanos, atualmente verifica-se uma tendência de crescimento da população.
“A Viagem de Shibula” conta a história de um dos mais antigos funcionários do Jardim Zoológico, e a viagem mais emocionante de sempre: “quando teve de levar um Rinoceronte-negro para o seu habitat natural, em África”, conta o Zoo em comunicado, acrescentando que a “viagem durou 15 dias, entre o navio que os levou até ao continente africano e um avião até ao destino final. Um conjunto de desafios bem-sucedidos que resultaram numa descendência de 11 novos animais”.
Os “Contos do Zoo” são um conjunto de obras escritas, ilustradas e contadas pelo Jardim Zoológico, que pretendem dar a conhecer de forma cativante as histórias que estão por trás dos projetos de conservação do parque, sensibilizando os leitores para a importância dos zoos na conservação das espécies. Estas obras infantojuvenis, são lançadas mensalmente através do blog e do canal de Youtube oficial do Jardim Zoológico, e são baseadas em factos reais.
No próximo dia 22 de setembro os interessados podem assim subscrever o canal de YouTube oficial do Jardim Zoológico e conhecer em primeira mão as histórias, os nomes, as dificuldades e as conquistas que estão por detrás da conservação das diferentes espécies.