A reutilização da água da chuva ajuda a aumentar a resiliência das comunidades

De acordo com a ONU, por definição, uma cidade resiliente é aquela que avalia, planeia e age para se preparar e responder a todos os tipos de obstáculos, sejam eles de origem súbita ou lenta, esperados ou inesperados. Desta forma, as cidades estão mais bem equipadas para proteger e melhorar a vida dos seus habitantes, para assegurar o progresso do desenvolvimento, para fomentar um ambiente no qual investir, e para promover mudanças positivas.

Um dos maiores obstáculos que muitas cidades enfrentam é a falta de água, principalmente devido aos longos períodos de seca nos últimos anos. Além disso, quando chove, é de uma forma torrencial e a água perde-se através do seu escoamento superficial.

Em Portugal, o consumo diário de água é de 190 L/habitante(2022). Esta água é tratada e distribuída por dispendiosos sistemas municipais de abastecimento, no final, uma grande parte da sua aplicação não precisa de ser potável (sanita 22%, máquina de lavar 10%, limpeza 8%). A água é vital para os seres humanos e é necessário procurar formas de poupar a utilização de água e promover um consumo eficiente.

Então, porquê utilizar água potável para usos não-potáveis?

Na Premier Tech estamos convencidos de que uma das alternativas para reduzir o consumo é a reutilização da água da chuva, que consiste na recolha e armazenamento da água da chuva para utilizações não-potáveis. A utilização de água da chuva pode poupar até 50% de água potável num ano numa casa unifamiliar e até 70% num edifício comercial de escritórios onde a principal utilização é para casas de banho e irrigação de jardins. Para além da poupança potencial em água potável, e consequente poupança financeira nas contas de água, estas soluções têm múltiplas vantagens: poupança de energia de tratamento e distribuição, uma vez que seria necessária menos água potável; redução da água de escoamento superficial, uma vez que parte dela seria armazenada em tanques; e a sua composição química é ideal para a rega de plantas e jardins.

Existem diferentes sistemas no mercado que podem ser divididos em dois grupos: pequenos tanques de superfície ligados às caleiras com um volume de cerca de 300 litros, que são utilizados principalmente para irrigação ornamental; e sistemas com tanques subterrâneos de maior volume que incluem um sistema de bombagem para entregar a água armazenada a diferentes partes do edifício e do terreno.

A Premier Tech apresenta este tipo de soluções há mais de 25 anos e fabricamos tanques até 120.000 L de capacidade com sistemas de bombagem integrados para fornecer água tanto no interior como no exterior do edifício. Como água não potável, a sua utilização está atualmente restrita à rega de jardins, limpeza e lavagem de veículos no exterior, enquanto no interior pode ser utilizada para encher autoclismos, máquinas de lavar e limpeza geral.

Para mais informações, visite o nosso sítio web onde pode descarregar os nossos catálogos ou contactar-nos diretamente em info.ptwe.po@premiertech.com.

Junte-se ao nosso movimento para tornar o mundo um lugar melhor e mais sustentável. Ajudar a reduzir o consumo de água potável e proteger o ambiente com as nossas soluções Rewatec.

*Este texto é da responsabilidade da Premier Tech e foi publicado na edição 104 da Ambiente Magazine.