“A Reindustrialização e a Transformação Circular” em debate no Auditório de Serralves

Esta quinta-feira, dia 20 de maio, no Auditório de Serralves, a partir das 9h30, vai ter lugar a Conferência “A Reindustrialização e a Transformação Circular” organizada pela Associação Smart Waste Portugal, em parceria com a Fundação de Serralves e a Magellan.

Neste encontro pretende-se “debater e analisar temáticas relacionadas com a Economia Circular, como a reindustrialização para a circularidade e o Pacto Português para os Plásticos”, lê-se numa nota de agenda divulgada à imprensa.

Um futuro circular é a visão de uma economia que vai além da reciclagem e do desperdício gerado pela ‘velha’ economia linear: “é a visão de um futuro onde a economia global é livre de resíduos, porque tudo é matéria-prima”, refere a mesma nota. É com base nesta premissa que os intervenientes nesta Conferência irão analisar o estado atual da indústria em Portugal e a sua transformação ao encontro da circularidade.

De acordo com as entidades, esta iniciativa pretende assim alertar para um paradigma que precisa de ser alterado em Portugal. Tornar o setor dos resíduos num setor de recursos, aumentando a capacidade da economia portuguesa, com destaque para a indústria, estabelecer e liderar cadeias de fornecimento internas com reduzido impacto ambiental que maximizam o valor dos recursos na economia, são apenas algumas das muitas questões que serão debatidas neste encontro.

Este evento é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Portugal 2020 e COMPETE 2020.