“A mobilidade urbana sustentável é um dos desafios das cidades modernas que se vêem na iminência de adaptar o uso do seu espaço a uma nova forma de circular e de viver o território”. A declaração pertence a Vítor Ferreira, vereador dos Transportes e Obras Públicas da Câmara Municipal da Amadora.
O responsável que falou esta terça-feira, 21 de setembro, na conferência “ON Mobility”, inserida na Semana Europeia da Mobilidade, reforçou a importância de dotar as cidades de “mais e melhores condições de mobilidade urbana”, através da “aposta no transporte público pesado”, da “criação de meios de mobilidade suaves, sustentáveis e inclusivos” e da “criação de interface de transportes eficazes que permitam o abandono da ideia do automóvel individual como modo privilegiado de transporte urbano”.
Vítor Ferreira lembrou ainda que a mobilidade suave é um contributo no combate à crise climática, bem como no rumo à neutralidade carbónica, manifestando-se, igualmente, como uma das formas de alcançar os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e comprimir o Green Deal. Também, o contexto pandémico, trazido pela Covid-19, serviu de lembrete para o responsável frisar que foram introduzidas “mudanças significativas” na vida quotidiana de todos: “Contribuiu para a criação de uma mudança no paradigma da vivência dos centro urbanos com o reaproveitamento do espaço público pelos cidadãos, que passaram a experienciar a cidade de forma diferente, alterando significativamente a forma com se vive o ambiente urbano”.
Como notas conclusivas, Vítor Ferreira não deixou de apelar para que públicos e privados se juntem, no sentido em que, só em parceria é que é possível cumprir com os objetivos de mobilidade suave sustentável. E na Amadora não é exceção: “Queremos que os espaços públicos sirvam a população de acordo com os seus mais variados interesses”, remata.
Subordinada ao tema “(Re)Pensar a Mobilidade InterUrbana” a conferência ON Mobility, é um evento promovido pela Câmara Municipal da Amadora, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade (16 a 22 de setembro).