“A miio dedica a sua atividade a simplificar a mobilidade elétrica”

No Dia Nacional da Energia, a Ambiente Magazine ouve Daniela Simões, co-fundadora e CEO da miio, para conhecer melhor a empresa que acompanha o fenómeno da mobilidade elétrica.

 

O que é a miio?

A miio é uma empresa portuguesa fundada em 2019, dedicada a simplificar a mobilidade elétrica. Oferece soluções de carregamento para veículos elétricos, para consumidores finais e empresas, baseadas na simplicidade, transparência e credibilidade. Em 2022, a miio deu os primeiros passos na internacionalização, com a entrada nos mercados espanhol e francês.

Quantos utilizadores tem a miio? Quantos são portugueses?

Atualmente, conta com mais de 280 mil utilizadores registados nos três países, e uma comunidade que, em Portugal, representa cerca mais de 70% do mercado português de utilizadores de veículos elétricos e plug-in.

Como é que a mobilidade elétrica está a mudar os hábitos das pessoas?

A mobilidade elétrica está a transformar os hábitos das pessoas de diversas formas, promovendo um futuro mais sustentável e amigo do ambiente, mais silencioso e conectado, além das poupanças económicas face aos custos de abastecimento de um veículo a combustão.

Qual é o cenário em Portugal, sob a perceção da miio?

Portugal está a acompanhar esta tendência de forma positiva, com um crescimento significativo do número de veículos elétricos em circulação nos últimos anos. No entanto, é fundamental continuar a educar a comunidade e a simplificar o acesso à informação e rede de carregamentos no geral. Ainda, da parte do Governo, é importante que continuem a vigorar medidas que incentivem a adoção da mobilidade elétrica, sendo fundamental continuarmos a apostar na expansão da rede de carregamento e na oferta de incentivos fiscais, dado que o custo de aquisição de um veículo elétrico ainda é significativo.

Quais são as vantagens de aderir à mobilidade elétrica?

Adotar a mobilidade elétrica significa contribuir para um futuro mais sustentável e inteligente, tanto para o ambiente como para a sociedade em geral.

Há, de imediato, uma poupança significativa no carregamento, dado que os custos de energia para recarregar um veículo elétrico são significativamente mais baixos do que abastecer um carro a combustão, especialmente se considerarmos que o utilizador realiza os seus carregamentos em ambiente doméstico e os preços voláteis dos combustíveis fósseis.

Em segundo lugar, no que toca à manutenção, os carros elétricos são mais simples e requerem menos manutenção do que os motores a combustão, traduzindo-se em menos visitas à oficina e em custos reduzidos ao longo da vida útil do veículo.

Por fim, importa também destacar a vertente da poluição, pois ao contrário dos veículos a combustão, que libertam gases poluentes e contribuem para o efeito estufa, os elétricos não emitem gases nocivos, promovendo um ar mais puro e um ambiente mais saudável.

Que vantagens oferece a miio para os utilizadores de veículos elétricos?

A miio dedica a sua atividade a simplificar a mobilidade elétrica, disponibilizando soluções pioneiras de carregamento para veículos, para consumidores finais e para empresas, soluções essas que se encontram em constante desenvolvimento para que consigamos trazer mais inovação ao mercado.

A aplicação que desenvolvemos conta com características exclusivas no mercado da mobilidade elétrica, tais como a simulação de preço final do carregamento, o acompanhamento ao detalhe da sessão, o planeamento de rotas e a verificação de disponibilidade dos postos de carregamento, além do suporte ao cliente contínuo.

 Quais os objetivos a longo prazo para a empresa?

Os nossos objetivos passam pelo desenvolvimento contínuo de soluções para a nossa comunidade, de forma a tornar a mobilidade elétrica cada vez mais cómoda, prática e intuitiva para os seus utilizadores. Queremos continuar a expandir para os três mercados em que nos encontramos presentes, continuando também a olhar para outras regiões e focar no mercado B2B; no fundo, a inovação é a bagagem que trazemos em cada nova conquista.