A Ambiente Magazine esteve à conversa com Sofia Correia, CFO & ESG/ IT Director da JCDecaux, sobre o pioneirismo da empresa no desenvolvimento de soluções sustentáveis para o espaço público.
Que resultados se destacaram na JCDecaux em 2024?

O ano de 2024 ficou marcado pelo enorme desafio que constituiu o Projeto de Lisboa, não só pela sua complexidade, como pela transformação digital da cidade que nos exigirá ainda maior empenho e rigor na redução da nossa pegada de carbono, desde as emissões produzidas a partir do consumo de energia dos equipamentos, frota e instalações, até às emissões geradas a partir da nossa cadeia de valor. Mantemos o nosso total compromisso com a estratégia de sustentabilidade do Grupo, atingindo melhorias sólidas em todos os nossos objetivos ambientais, sendo exemplo disso uma taxa de valorização dos resíduos que produzimos de 99%.
Em 2024 atingimos uma redução de cerca de 47% do total de emissões de CO2, face a 2019, alinhados com a trajetória de redução do Grupo, que estabeleceu uma redução de 60% do total de emissões de CO2 no âmbito 1 e 2 até 2030.
Qual tem sido o investimento em soluções mais sustentáveis?
A sustentabilidade é um dos pilares-chave do Grupo JCDecaux e, em linha com a estratégia ESG até 2030, em Portugal temos investido em várias medidas, desde assegurar a cobertura de 100% do consumo de energia por fontes de energia renováveis, passando pela substituição gradual das viaturas que compõem a nossa frota por veículos com emissões mais reduzidas, a seleção de equipamentos que ofereçam o melhor desempenho ambiental, a utilização otimizada de recursos e a procura constante, junto dos operadores e fornecedores com que trabalhamos, de soluções ambientalmente corretas, desde produtos e serviços até à gestão de resíduos. Adicionalmente, incentivamos a inclusão de critérios de sustentabilidade em concursos públicos, promovendo a utilização de materiais recicláveis e reciclados, bem como a incorporação de painéis fotovoltaicos e tetos vegetalizados nos equipamentos urbanos.
Diga alguns exemplos destas soluções.
Se pensarmos no desempenho ambiental dos equipamentos, as nossas principais ações passam pela escolha dos equipamentos com maior eficiência energética, seja pela utilização da tecnologia LED como pelo controlo do seu funcionamento, implementando medidas de regulação da intensidade da luz, ou até mesmo o seu desligamento em período noturno, sempre que não cause impacto nos nossos clientes ou utilizadores, minimizando o consumo energético. Salientamos também a utilização de cartazes impressos em papel reciclado ou com certificação FSC/PEFC ou equivalente, sempre que a sua produção é controlada pela JCDecaux.
Atualmente, um dos nossos grandes desafios passa pela gestão otimizada do consumo de água. Depois da instalação de um recuperador de águas pluviais nas instalações da nossa Sede, em Vialonga, e da utilização de água desmineralizada nas nossas operações de lavagem, o nosso foco centrar-se-á na melhoria dos processos e procedimentos de lavagem, de forma a reduzir ao máximo o consumo de água das nossas operações.
Onde podemos encontrar estas soluções?
Todas estas soluções poderão ser identificadas nos nossos equipamentos, nas nossas instalações e nas nossas operações diárias.
Qual o compromisso da empresa com a transição energética?
Em 2022, o Grupo redefiniu e lançou a sua nova estratégia de sustentabilidade 2030, que visa fortalecer a economia circular; promover a comunicação exterior como acelerador da transição ecológica e social; trabalhar para a descarbonização da economia e da sociedade em conformidade com a Estratégia Nacional de Baixo Carbono e à imagem do caminho aberto em França, com a lei do Clima &Resiliência e as suas disposições para contratos públicos mais responsáveis, com o Pacto Ecológico Europeu e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). Posteriormente, em Março de 2023, o Grupo apresentou a sua nova Estratégia Climática alinhada com o SBTi – Science Based Target Initiative, que inclui compromissos fortes e proativos para continuar a otimizar a nossa pegada de carbono.
E ao nível da economia circular?
Reforçámos o nosso compromisso ao promover o ecodesign dos equipamentos, otimizando o ciclo de vida dos produtos, e tendo em conta que os nossos equipamentos têm uma vida média de 30 anos, uma das medidas mais importantes para reduzir o impacto ambiental do mobiliário urbano é incentivar as Câmaras Municipais a renovar os abrigos de passageiros em vez de substituir todo o mobiliário urbano em cada novo concurso. A renovação permite-nos reduzir para metade as emissões de carbono relacionadas com a extração e com o fabrico dos nossos abrigos de passageiros, contribuindo assim para o nosso objetivo de descarbonizar a nossa atividade. Esta é a chave para atingir o Net Zero em 2050.
Adicionalmente promovemos a incorporação de elementos reciclados nas nossas operações como a utilização de cartazes impressos em papel reciclado, de forma que toda a atividade tenha um impacto ambiental cada vez mais reduzido.
Quais os objetivos a médio e longo prazo, no que diz respeito à sustentabilidade?
Até 2030, a JCDecaux pretende consolidar a economia circular, acelerar a transição ecológica e social, e contribuir para a descarbonização da economia através do seu roteiro ESG 2030, complementado pela sua Estratégia Climática alinhada com o SBTi – Science Based Target Initiative, que visa um compromisso de reduzir as nossas emissões de âmbito 1 e 2 em 60% até 2030 e as nossas emissões de âmbito 3 em 46%. É também um dos nossos objetivos atingir Net Zero até 2050 (âmbitos 1, 2 e 3). A nível global, comprometemo-nos a medir a pegada ambiental das inovações e garantir que seguimos práticas rigorosas de gestão de dados. De acrescentar ainda que reforçámos o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, contribuindo ativamente para os 17 ODS, dos quais destacamos os seguintes:
- Cidades e Comunidades Sustentáveis (11): Promovemos a eco mobilidade com a disponibilização de
paragens de autocarro, incentivando o uso de transportes públicos. O nosso mobiliário urbano tem
uma vida útil de aproximadamente 30 anos. - Produção e Consumo Sustentável (12): O nosso Código de Conduta dos Fornecedores define
claramente as normas que esperamos dos mesmos em termos de responsabilidade social, ética,
saúde, segurança e ambiente, ajudando a JCDecaux a reduzir o impacto ao longo da cadeia de valor. - Ação Climática (13): Em 2023, a JCDecaux Portugal registou uma redução de 46% nas emissões de
gases com efeito de estufa em comparação com 2019.
A incorporação dos ODS é uma fonte importante de inovação que nos permite oferecer produtos e
serviços cada vez mais responsáveis.