A APDA (Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas) através da sua Comissão Especializada de Sistemas de Distribuição de Água (CESDA), realiza na próxima sexta-feira, 23 de outubro, o webinar “A Gestão do Abastecimento de Água em Tempo de Pandemia”. Agendada para as 10h00, a sessão online pretende tratar a “evolução dos consumos, roturas e perdas de água na fase de confinamento”, lê-se na nota de agenda.
Sendo a pandemia da Covid-19 talvez a maior provação dos tempos modernos à saúde pública, e tendo em conta que o mundo praticamente parou, o certo é que a Água continuou a correr em todas as torneiras, tendo ficado claro que alguns setores, incluindo o de abastecimento de água e saneamento, não puderam suspender atividade, visto serem essenciais.
Foi neste espírito que as entidades gestoras nacionais prepararam “da noite para o dia” cautelosos planos de contingência, adaptados às circunstâncias que todos os dias se alteravam, e ainda alteram, havendo um conhecimento muito escasso relativamente ao surto da doença e às consequências que provoca. Tornou-se imperativo então manter a atividade e a laboração diária, adaptada a uma realidade desconhecida.
“Como gerir um sistema à distância” Como operar as atividades maioritariamente de índole operacional e “on-field”? Como reparar todas as avarias para que o serviço nunca falhasse? Como lidar com as grandes variações dos consumos? Como continuar a controlar as perdas de água? Como continuar a ler contadores e a faturar? Como assegurar a integridade física dos colaboradores todos os dias no terreno? Como mover uma estrutura inteira de backoffice para teletrabalho e não perder rendimento? Como assegurar a sustentabilidade das Entidades Gestoras? São as questões que o webinar em causa pretende dar resposta, a par da elevação do reconhecimento devido a todos os que “no terreno” e “online” lutaram, e lutam, evidenciando como cada função tem um valor inestimável para a garantia da qualidade do abastecimento de água em Portugal.
As inscrições podem ser feitas aqui.