No mês em que se celebra a Conservação da Natureza o Jardim Zoológico lança uma nova campanha de comunicação. Sob o mote “A Biodiversidade Somos Nós”, pretende sensibilizar para a “importância da biodiversidade, identificando as causas da sua diminuição e desafiando para a adoção de práticas individuais diárias que farão a diferença na sua preservação”, alerta o Zoo em comunicado.
Segundo o relatório das Nações Unidas divulgado em maio passado, cerca de um milhão de espécies estão ameaçadas por ação da atividade humana. Segundo o Jardim Zoológico, o alerta, vem reforçar a pertinência desta campanha, que “com divulgação através de imprensa, online, outdoors, autocarros e comboios, pretende ligar a sociedade à natureza de forma a inspirar o cuidado pela mesma, através de uma abordagem inovadora que identifica cada indivíduo como potencial promotor de mudança”.
No Jardim Zoológico habitam cerca de 2000 animais, embaixadores de cerca de 300 espécies diferentes e que diariamente sensibilizam os visitantes para a problemática da extinção, que decorre de forma cada vez mais rápida. Quando o equilíbrio do ecossistema é quebrado, reflete-se não apenas na extinção de espécies vegetais e animais, mas também no bem-estar humano e na sustentabilidade do Planeta.
A campanha agora adotada pelo Zoo, foi anteriormente lançada pela WAZA (Associação Mundial de Zoos e Aquários) no âmbito da “Década das Nações Unidas para a Biodiversidade”. Aquando da comunicação da campanha, a WAZA lançou ainda o desafio para que, até 2020, esta fosse adotada pelos zoos e aquários membros, de forma a garantir uma ação de comunicação mundial conjunta.
Compreendendo a necessidade urgente de agir e admitindo que a conservação da biodiversidade está nas mãos de cada um de nós, à campanha “A Biodiversidade Somos Nós”, vão ainda associar-se diversas iniciativas desenvolvidas pelo Jardim Zoológico, onde a biodiversidade local e mundial assumem um papel principal, fazendo desta, uma campanha de ação.