A Valorsul, empresa responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos nos 19 Municípios da zona de Lisboa e Região Oeste, que serve 1,6 milhões de habitantes, acaba de lançar uma nova campanha institucional no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, com o objetivo de sensibilizar os peregrinos para a redução, reutilização e reciclagem dos resíduos, procurando minimizar o impacto ecológico da sua presença na capital, através da adoção de práticas sustentáveis.
“Uma boa ação muda o mundo. Pratica a tua! Recicla!” é o mote da campanha, que arrancou uma semana antes do início do evento que trará milhares de fiéis a Lisboa, ao encontro do Papa Francisco.
A iniciativa tem como protagonistas os trabalhadores da Valorsul, “que todos os dias praticam boas ações”, seja na recolha, na separação ou na valorização dos resíduos que chegam diariamente às instalações, e que assumirão um papel ainda mais fundamental na semana da JMJ, pelo incremento de produção de embalagens e resíduos esperado nesse período.
Com esta campanha, a empresa quer ir ainda mais longe e estender as boas ações a todos, ao comportamento individual e de grupo, em relação às práticas de produção e deposição de resíduos, através de voluntários que irão marcar presença em Belém e no Parque Tejo, de 1 a 6 de agosto, com foco na sensibilização e consciencialização dos peregrinos para que todos contribuam com pequenos gestos.
“A Valorsul é um dos parceiros da JMJ para a área da sustentabilidade, pelo que assumimos o compromisso de dinamizar iniciativas que deixem um legado duradouro em todos os que participam nesta jornada e que reflitam os nossos valores comuns, para juntos construirmos a Jornada mais sustentável de sempre”, sublinha Susana Silva, diretora de Comunicação e Sensibilização da Valorsul.