A REN e EPIS – Empresários pela Inclusão Social voltaram este ano a organizar uma ação de limpeza da Tapada de Mafra.
Numa área de 10 hectares, cerca de 800 voluntários, entre colaboradores da REN, alunos da Associação EPIS e voluntários de outras empresas associadas da EPIS, juntaram-se a esta iniciativa estabelecendo um novo recorde de voluntários na limpeza da Tapada.
Realizada pelo quinto ano consecutivo, esta iniciativa é coordenada e apoiada pelos técnicos da Tapada de Mafra, que aproveitam também “para alertar os voluntários para importância da prevenção do risco de incêndios e para a necessidade de preservar a biodiversidade”. Nos últimos 4 anos, os voluntários que participaram nas ações de limpeza da REN já contribuíram para a limpeza de uma área equivalente a 30 hectares.
O trabalho feito pelos voluntários consiste na limpeza dos restos florestais resultantes de arvoredo tombado, desbaste da vegetação concorrente das espécies autóctones e reparação das proteções e cercas. Esta iniciativa permite conciliar o programa de voluntariado da REN (Share) com um dos eixos da estratégia de sustentabilidade da empresa: a preservação do ambiente e a conservação da biodiversidade.