A Fundação de Serralves organiza, de 15 a 21 de maio, a 4ª edição do Bioblitz, uma iniciativa, com entrada gratuita, que convida todos a descobrir a biodiversidade presente no Parque de Serralves.
Ao contrário de uma inventariação científica, que é limitada a biólogos e cientistas, o Bioblitz é aberto a todos. “É uma oportunidade única de contribuir para aumentar a lista de espécies identificadas, trabalhar lado a lado com investigadores e conhecer melhor a fauna e flora de Serralves”, referem em comunicado.
Nesta quarta edição são dois os dias abertos a todos os públicos, 20 e 21 de maio, sábado e domingo. Nestes dias as atividades do Bioblitz, todas gratuitas, são abertas a todas as famílias, que podem viver uma aventura à descoberta da biodiversidade do Parque de Serralves. À semelhança do que aconteceu em 2016, também este ano o Bioblitz tem uma semana inteira dedicada às escolas, de 15 a 19 de maio, em que alunos e professores podem participar, de forma gratuita, nas atividades propostas.
O programa completo do Bioblitz 2017 inclui as atividades que decorrem em cada uma das seis Estações de Inventariação distribuídas pelo Parque, correspondentes a outros tantos grupos biológicos: Aves, Anfíbios e Répteis, Micromamíferos e Morcegos, Insetos, Plantas (árvores e arbustos e briófitas) e ainda Cogumelos.
O programa inclui saídas de campo conduzidas por investigadores especializados do CIBIO-InBIO, que permitem aos públicos ficar a conhecer o trabalho realizado por cientistas na área da inventariação da biodiversidade. Os públicos serão também desafiados a realizar atividades em autonomia, com recurso a kits de monitorização de espécies. Será possível identificar animais e plantas, inventariá-las e registar os dados na plataforma online de Serralves “Biodiversidade e Ambiente”.
Esta iniciativa oferece ainda um programa de oficinas educativas (que enquadram os temas da Biodiversidade de forma lúdica e divertida) e o BioQuiz, um jogo desafiante de perguntas sobre biodiversidade.
Na edição de 2017 associa-se mais uma vez ao Bioblitz, como mecenas exclusivo, a LIPOR, entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos sólidos urbanos produzidos pelos oito municípios que a integram: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.