Cerca de três milhões de euros é o valor que o município de Melgaço (Viana do Castelo) vai investir nas redes de abastecimento de água e de saneamento, depois de ver aprovadas as 14 candidaturas do Ciclo Urbano da Água, no que representa o maior investimento do distrito, nesta área. Melgaço consegue ,assim, um importante apoio do Fundo de Coesão: mais de dois milhões e duzentos mil euros.
Com esta intervenção o município fica com perto de 100% de cobertura de rede de abastecimento de água e 93% de saneamento. ‘Temos futuro e temos um presente do qual nos devemos orgulhar”, frisou Manoel Batista, citado em comunicado, sublinhando que este é “um presente onde estamos a trabalhar para materializar o conjunto de respostas e anseios das forças vivas do território, conforme as sentimos, num Plano Estratégico Melgaço 2030”.
O autarca acrescentou ainda que “estamos a pensar Melgaço e por isso estamos a concluir um plano estratégico de “nova geração” para o concelho, com vincada vocação para a implementação de ações no curto e no médio prazo e que constitua um forte estímulo ao envolvimento dos representantes da população e dos principais agentes económicos, sociais e culturais”.
A autarquia está a mobilizar todo o capital de conhecimento sobre o território municipal e sobre a região em que está inserido, estando para tal em elaboração e implementação “no terreno” o Plano Estratégico Melgaço 2030, o Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo de Melgaço e o Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) da Vila de Melgaço e respetiva ORU em elaboração pelos serviços do município. ‘Todo o esforço que a autarquia está a desenvolver visa sempre a qualidade de vida dos melgacenses”, considerou Manoel Batista.
Nesta empreitada está ainda prevista a requalificação da ETAR da Zona Industrial de Penso. Vão ser construídos em todo o concelho 18 km de rede de abastecimento de água e 25 km de rede de saneamento.