Ao todo, foram recebidas candidaturas provenientes de 91 entidades que respeitam a um total de 337 veículos, foi concluída na sexta-feira, dia 31 de março, a primeira fase da candidatura ao Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica da Administração Pública. Financiada pelo Fundo Ambiental, esta primeira fase apoia com 5,5 milhões de euros a aquisição de 170 veículos.
Face à elevada adesão ao programa e porque se excedeu o número máximo de viaturas abrangidas, a Entidade dos Serviços Partilhados da Administração Pública procederá agora a uma avaliação das candidaturas.
Recorde-se que o aviso do Fundo Ambiental relacionado com este concurso obriga as entidades concorrentes a darem para abate um veículo com mais de 10 anos e elevada quilometragem por cada veículo elétrico concedido. O apoio atribuído cobre a totalidade do custo das viaturas elétricas, que serão adquiridas em regime de aluguer operacional de veículos pelo prazo de quatro anos.
O Fundo Ambiental tem como missão apoiar a transição para uma economia resiliente, competitiva e de baixo carbono, através do financiamento ou cofinanciamento de medidas que contribuam para o cumprimento dos compromissos do Estado Português no âmbito do Protocolo de Quioto e de outros compromissos internacionais e comunitários na área das alterações climáticas.