O Prémio Carreira Acqualive 2017 foi atribuído ontem ao Professor José Novais Barbosa, pelo Conselho Estratégico do Green Business Week. O Professor José Novais Barbosa nasceu no Porto, em 1940, tendo-se licenciado, em 1963, em Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e completado o Doutoramento em Engenharia Civil, em 1969, na mesma Universidade.
Em 1964 iniciou a sua carreira académica, vindo a tornar-se, em 1971, Professor Extraordinário e Agregado e em 1979 Professor Catedrático de Hidráulica. Partilhou o cargo de Professor Catedrático, entre 1988 e 1990, com o de Presidente do Conselho Científico da Faculdade. Foi Vice-Reitor, entre 1992 e 1998, e Reitor, de 1998 a 2006, da Universidade do Porto.
O Professor José Novais Barbosa exerceu uma intensa atividade profissional como projetista e consultor, foi responsável científico por diversos projetos de investigação nas áreas da Hidráulica, Saneamento Básico e Ambiente. Foi presidente da Associação Portuguesa de Mecânica Teórica, Aplicada e Computacional, durante cerca de 10 anos, presidente da Direção do Instituto de Hidráulica e Recursos Hídricos da Universidade do Porto (1987-1993) e Membro conselheiro da Ordem dos Engenheiros.
Em 2007 proferiu a sua última lição na FEUP sobre “Hidráulica Geral e Funcionamento das Universidades”, tendo sido distinguido com o título de Professor Emérito da Universidade do Porto.
Desde janeiro de 2007 desempenha as funções de presidente da Direção do UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, sendo um grande dinamizador do crescimento e desenvolvimento deste projeto. O UPTEC é uma estrutura criada para apoiar a transferência de conhecimento entre a Universidade e o Mercado, constituindo um decisivo instrumento de apoio da Terceira Missão da Universidade do Porto, materializando a valorização do conhecimento no mercado através do apoio ao desenvolvimento de projetos empresariais intensivos em conhecimento. O UPTEC contribuiu para o desenvolvimento de uma economia do conhecimento na Região Norte, promovendo a criação de empresas de base tecnológica, científica e criativa, capaz de atrair centros de inovação de empresas nacionais e internacionais.
Com uma longa carreira académica e com forte ligação ao setor empresarial, a edição de 2017 do Prémio Carreira AcquaLive reconhece mais um vulto de reconhecido mérito na área da Hidráulica e Recursos Hídricos, que muito contribuiu para o desenvolvimento do conhecimento e a sua transferência dentro e fora da Universidade.