Realiza-se amanhã, dia 22 de fevereiro, a cerimónia de atribuição, pelo Estado Português, da concessão da gestão e exploração do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Sul do Grande Porto e do Sistema Multimunicipal de Saneamento do Grande Porto às empresas Águas do Douro e Paiva, S.A. e SIMDOURO, S.A., respetivamente.
A Águas do Douro e Paiva, S.A. é uma sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos, tendo como acionistas a AdP – Águas de Portugal, SGPS, SA, em representação do Estado Português, e os Municípios de Amarante, Arouca, Baião, Castelo de Paiva, Cinfães, Espinho, Felgueiras, Gondomar, Lousada, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Ovar, Paços de Ferreira, Paredes, Porto, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Valongo e Vila Nova de Gaia. A SIMDOURO, S.A. tem como acionistas a AdP – Águas de Portugal, SGPS, SA e os Municípios de Arouca, Baião, Castelo de Paiva, Cinfães, Paredes, Penafiel e Vila Nova de Gaia.
A concessão da gestão e exploração dos sistemas multimunicipais de abastecimento de água e de saneamento do Grande Porto será atribuída pelo Ministro do Ambiente à Águas do Douro e Paiva e à SIMDOURO, concluindo assim o processo de operacionalização das novas empresas que tinham sido criadas pelo Decreto-Lei 16/2017, de 01 de fevereiro.