Já são conhecidos os resultados da primeira fase da 9ª Edição da Geração Depositrão, respeitantes à recolha de equipamentos e pilhas em fim de vida. Até ao momento, as escolas participantes já recolheram mais de 105 toneladas, a converter no donativo a entregar à Operação Nariz Vermelho no final do ano letivo. Cada tonelada de resíduos recolhidos será traduzida em 15€ a doar a esta instituição para as visitas dos Doutores Palhaços às crianças hospitalizadas, em 14 hospitais nacionais.
Na primeira fase de recolha de resíduos, as escolas que ocupam o Top 5 são: EB1 de Loução – Venade e EB1/JI Caminha (ambas de Caminha, Viana do Castelo), EB1 de Cabanas de Tavira (Faro), Jardim de Infância de Casais de São Clemente e EB1 de Lamas (ambas de Miranda do Corvo, Coimbra). Estas escolas foram responsáveis pela recolha de 18,5 toneladas de resíduos (17,6% do total de peso recolhido).
De acordo com o regulamento da campanha, a EB1 de Loução-Venade será premiada pela recolha de mais de 4,5 toneladas de resíduos.
A campanha continuará a funcionar até ao final do ano letivo, avizinhando-se a próxima fase desta recolha solidária, cujos resultados serão somados ao donativo até então angariado.
Nesta edição da Geração Depositrão participam cerca de 900 escolas e entidades parceiras, o que corresponde ao envolvimento de mais de 420 mil alunos e 44 mil professores, unidos na missão de garantir a recolha de REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) e RP&A (Resíduos de Pilhas e Acumuladores) e seu correto encaminhamento para reciclagem.
Esta campanha da ERP Portugal é implementada em parceria com a ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), através do Programa Eco-Escolas, e conta com o apoio das marcas LG, Orima, Pingo Doce, Science4You e Worten.