A Lipor associou-se à Câmara Municipal de Espinho e à Junta de Freguesia de Paramos na promoção de um projeto piloto com o objetivo de proporcionar aos munícipes um serviço gratuito de recolha de resíduos verdes na freguesia de Paramos. A iniciativa arrancou esta segunda-feira, 16 de janeiro.
O depósito dos resíduos deve ser realizado entre as 21 horas de segunda-feira e as 9 horas do dia seguinte, para poderem ser recolhidos à terça-feira. Os paramenses podem depositar, gratuitamente, todos os resíduos verdes como ramos, podas, relvas, folhas ou flores, sem terras ou outros contaminantes e aparas e madeira sem tratamento, em feixe ou saco de plástico, junto aos contentores de resíduos indiferenciados.
Durante a sessão de apresentação do projeto, a organização aproveitou o momento para garantir que, através desta iniciativa, pretende-se aumentar a quantidade de resíduos verdes recolhidos pelo Município de Espinho, encaminhando-os para valorização orgânica. Deste modo, é possível reduzir o potencial de recicláveis presentes na fração indiferenciada dos resíduos urbanos. Além disso, contribui também para a produção de adubo natural de alta qualidade.