O nordeste do Brasil está há cinco anos a ser afetado pela pior seca desde 1910, facto que levou o Governo brasileiro a anunciar o uso de bombas para levar água àquela região, foi hoje anunciado, refere a agência Lusa.
Para sanar o problema, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou ontem, o fornecimento por 120 dias de quatro bombas flutuantes que devem acelerar o abastecimento de água nos estados de Paraíba e Pernambuco, atingidos pela seca desde 2012.
Raul Fritz, meteorologista da Federação de Meteorologia do Ceará (FUNCEME) disse, em entrevista à agência noticiosa AFP, que normalmente as regiões costeiras do Brasil permanecem húmidas por mais tempo, mas devido a este período de cinco anos de seca o problema também atingiu a costa.
Segundo o especialista, esta seca tem efeitos desastrosos para a economia local, basicamente rural, e pode ter sido causada pelo fenómeno climatérico El Niño ou pela forte influência da mudança na temperatura do oceano sobre as chuvas na região.
O estado de São Paulo, tem experiência neste tipo de abastecimentos, uma vez que já que sofreu com uma grave seca entre 2014 e 2015.
Neste período, a administração local usou bombas para levar água às regiões mais afetadas, mesmo assim houve racionamento que atingiu cerca de 40 milhões de habitantes.