No próximo ano, a água será mais barata no Porto, mas nenhum dos municípios vizinhos acompanhará a tendência, noticia hoje o Jornal de Notícias.
Para os habitantes de Gaia, de Gondomar e da Maia, não haverá mudança no preço. Já para quem mora em Matosinhos e em Valongo haverá uma subida na tarifa.
No caso do Porto, a proposta do autarca Rui Moreira que aponta para uma descida de 2% será hoje aprovada pelo executivo. Segundo a câmara, a medida é possível “graças aos ganhos de gestão da empresa (Águas do Porto) e ao sucesso da reversão do processo de fusão da empresa anterior, Águas do Douro e Paiva, que impediu um novo aumento do custo da compra de água”.
Também beneficiada saiu a “política de redução de perdas de água”, classificada como “excelente” pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.
Numa situação oposta, em Matosinhos, os consumidores podem contar com um aumento de 0,38%. Uma subida explicada pelo Município e que tem a ver com uma “cláusula de revisão do tarifário” que faz parte do contrato com a concessionária Indaqua.