A Autoridade Nacional de Proteção Civil emitiu um aviso de risco de cheias rápidas resultante de chuvas fortes, noticia hoje o Correio da Manhã.
O período de maior risco será na madrugada de amanhã, num cenário que levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera a colocar sob aviso amarelo os distritos do Litoral entre Viana do Castelo e Setúbal. Há também a previsão de rajadas de vento na ordem dos 85 quilómetros por hora.
Em altitudes acima dos 1200 metros, em especial na serra da Estrela, está prevista a queda de neve. Os condutores devem adotar uma condução defensiva. Em zonas onde é habitual nevar, o veículo deve estar dotado de correntes e perante o risco de cheias evitar a circulação em áreas inundáveis. A melhoria do estado do tempo deverá ocorrer a partir de sexta-feira.
Relativamente à situação no mar, o cenário é bem diferente. A Marinha informou que o estado do tempo vai agravar-se a partir do fim do dia, atingindo o seu pico na sexta-feira. A Marinha “alerta a comunidade marítima e a população em geral que frequente as zonas costeiras e ribeirinhas para a previsão de ventos fortes e agravamento do estado do mar, com ondas que podem atingir os 7 metros de altura”.
Por causa do mau tempo, a Autoridade Marítima aconselha à adoção de medidas de segurança e de prevenção junto ao mar. À população em geral, é recomendado “todo o cuidado, evitando passeios junto à costa”.