Durante o ano de 2024 o Electrão recolheu quase 500 toneladas de eletrodomésticos diretamente na casa do cidadão. As mais de 457 toneladas de equipamentos elétricos usados, recolhidas e enviadas para reciclagem, ao longo do ano passado, representam um aumento de 125% em relação aos dados de 2023.
No último ano, a campanha abarcou nove concelhos da Área Metropolitana de Lisboa – Almada, Amadora, Lisboa, Mafra, Loures, Moita, Odivelas, Palmela e Seixal – e ao longo de 2025 irá continuar a estender-se a outros concelhos portugueses.
Em média, por dia, são efetuadas 10 recolhas com um peso aproximado de 70 quilos. A maioria das famílias entrega para reciclagem mais do que um equipamento elétrico: a média é de 1,9 equipamentos recolhidos.
“Para dar resposta à elevada procura deste serviço, completamente gratuito, o Electrão tem investido na aquisição de novas viaturas e apostado no reforço de recursos humanos de forma a continuar a assegurar o agendamento rápido, que tem ajudado a registar altos níveis de satisfação por parte do cidadão”, destaca o Diretor Geral de Elétricos e Pilhas do Electrão, Ricardo Furtado.