A Panasonic inaugurou em Cardiff, no Reino Unido, a primeira instalação europeia equipada com a nova solução Panasonic HX, concebida para funcionar exclusivamente com fontes de energia renovável. Esta iniciativa faz parte do compromisso da empresa com a sustentabilidade, integrando células de combustível de hidrogénio verde, energia solar fotovoltaica e armazenamento em baterias, tudo gerido pelo avançado Sistema de Gestão de Energia (EMS) da Panasonic.
A fábrica, que comemora 50 anos de atividade, passa agora a utilizar esta tecnologia para alimentar a produção de fornos e micro-ondas com energia 100% renovável. Além disso, substituiu a antiga caldeira a gás por uma combinação de uma bomba de calor com refrigerante natural R290 e um permutador de calor, reduzindo ainda mais a sua pegada de carbono.
Esta solução energética permite à empresa gerar eletricidade e calor 100% renováveis, utilizando 21 células de combustível de hidrogénio verde de 5kW produzidas no Reino Unido, que são combinadas com 372kW de painéis solares e baterias com uma capacidade de 1MWh para armazenar a energia não utilizada, por exemplo, aos fins de semana. Esta abordagem não só melhora a sustentabilidade e assegura um fornecimento contínuo, como também proporciona maior resistência às flutuações do mercado energético.
As instalações de Cardiff tornaram-se uma referência em modernização sustentável, demonstrando que é possível atualizar fábricas tradicionais com tecnologias avançadas de energias renováveis. A Panasonic investiu 130 milhões de euros no desenvolvimento da tecnologia HX e planeia replicar este sistema numa nova instalação em Munique, em 2025. Este esforço está alinhado com a visão GREEN IMPACT da empresa, cujo objetivo é atingir zero emissões líquidas até 2030, contribuindo para uma redução global de 110 milhões de toneladas de CO2.
Masahiro Shinada, presidente e diretor executivo da Panasonic Corporation, afirma que “esta instalação representa um passo importante em direção a um futuro sustentável, combinando a inovação tecnológica do Reino Unido e do Japão. Esperamos que este projeto inspire novas parcerias e contribua para o desenvolvimento da indústria do hidrogénio no Reino Unido. Acreditamos que, dentro de dez a vinte anos, esta central será recordada como um dos projetos embrionários da transformação para uma sociedade sem carbono”.
Para além dos avanços tecnológicos, a Panasonic inaugurou um novo Centro de Formação de Excelência em Aquecimento e Refrigeração neste local, com o objetivo de formar uma nova geração de profissionais em tecnologias sustentáveis. Estão igualmente previstas visitas educativas para estudantes e universitários, com o intuito de inspirar vocações no domínio das energias renováveis.