A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche (ESTM), do Politécnico de Leiria, celebrou um protocolo de cooperação com a Prefeitura de Niterói (Brasil), para o desenvolvimento de iniciativas conjuntas em torno da economia azul, bem como a partilha de recursos técnico-científicos, com vista à definição de um ecossistema de inovação e desenvolvimento para a economia azul em Niterói, integrando a ESTM e as suas unidades de investigação associadas.
A celebração do protocolo decorreu no âmbito da participação da ESTM no evento Tomorrow.Blue Economy, em Niterói, nos dias 4 e 5 de dezembro.
“Este protocolo é uma demonstração clara do compromisso que assumimos em conjunto, entre Niterói e o Politécnico de Leiria, para o desenvolvimento de potenciais ações de economia azul e de biotecnologia, além dos desafios que existem na região. As parcerias só são boas se beneficiarem ambos os lados e queremos demonstrar claramente que temos, aqui, benefícios mútuos que podem ser alcançados. Temos algo para além da língua e da cultura, como a questão do oceano Atlântico que nos une. Estamos muito satisfeitos e orgulhosos por esta parceria”, afirma Sérgio Leandro, diretor da ESTM.
A cooperação entre a ESTM do Politécnico de Leiria e a Prefeitura de Niterói pode ser realizada de diferentes formas, como a utilização de recursos humanos, meios técnicos e infraestruturas tecnológicas para a realização de trabalhos de investigação, de ensino e de formação de recursos humanos, a realização de projetos de investigação fundamental ou aplicada e de trabalhos de prestação de serviços, a utilização de instalações, equipamentos, serviços e recursos humanos, para a realização de ações conjuntas, e a facilitação do acesso à informação científica, bibliográfica e de material didático.
“Temos encontrado várias boas frentes de trabalho com cidades parceiras em Portugal. E esta é mais uma parceria, que considero muito promissora, com o Instituto Politécnico de Leiria, que tem uma experiência muito válida para a realidade brasileira, em particular de Niterói. Identificamos algumas possibilidades como, por exemplo, a recuperação das lagoas de Piratininga e Itaipu”, destaca Axel Grael, prefeito de Niterói.
Além do diretor da ESTM e do prefeito de Niterói, estiveram ainda presentes na reunião de celebração do protocolo o secretário de Desenvolvimento Económico (Seden), Luiz Paulino Moreira Leite, o subsecretário da Seden, Igor Baldez, o presidente da Neltur, André Bento, a secretária do Escritório de Gestão de Projetos, Katherine Azevedo, e o deputado português Walter Chicharro.
Sérgio Leandro apresentou ainda uma palestra no evento Tomorrow.Blue Economy, intitulada ‘Construindo pontes atlânticas para uma economia azul que possa responder aos desafios das comunidades, com base no conhecimento e inovação’, que reforçou o compromisso da ESTM com o fortalecimento da conexão entre os setores académico, empresarial e governamental, criando soluções para a sustentabilidade dos oceanos.
O Tomorrow.Blue Economy é um evento que reúne especialistas, empresas, investigadores e líderes internacionais para explorar o potencial da economia azul, focando-se em temas como sustentabilidade e inovação, empreendedorismo azul, educação e transição verde.