Este ano, o espírito natalício chegou ao AlgarveShopping, na Guia, de forma inovadora. O centro comercial apresenta uma instalação única: uma árvore de Natal sustentável, produzida a partir de 100kg de plástico reciclado, de autoria da artista plástica Madalena Martins, vencedora do Prémio Projetos Originais Portugueses (POP) da Fundação Serralves – para visitar até dia 6 de janeiro.
Esta instalação, intitulada “Natal Tropical”, que faz uma ligação natural e visualmente rica entre a arte e a vegetação do Algarve, foi produzida durante 4 meses com recurso a 350kgs de plástico obtido e transformado a partir de embalagens provenientes de lavandarias, excedentes da indústria gráfica e reaproveitamento de materiais de outras instalações artísticas da autora, reafirmando o compromisso do AlgarveShopping com a sustentabilidade e a promoção de práticas artísticas conscientes – mas não só. Além da árvore de Natal, que utiliza 100 kg de plástico reciclado, a restante instalação – incluindo as franjas decorativas que circundam Centro – conta com mais 250 kg de plástico reaproveitado e reinventado.
Este projeto teve uma importante vertente de inclusão social. A produção da árvore contou com o envolvimento de reclusos das prisões de Paços de Ferreira e Vale do Sousa, que, sob a orientação da artista, transformaram os materiais reciclados em decorações natalinas. O trabalho, realizado manualmente com alta precisão, promoveu a reutilização destes recursos e contribuiu para a reintegração social dos participantes.
A composição combina o tradicional vermelho e dourado com o verde exuberante das plantas tropicais, criando uma harmonia visual que transporta os visitantes para um jardim natalício tropical. Outro elemento marcante são as boias náuticas, que celebram a forte ligação do Algarve ao mar.
O AlgarveShopping já alcançou a redução de 33% no consumo de energia e a reciclagem de mais de 51% dos resíduos gerados, contribuindo para um futuro mais verde e inclusivo.