A Águas e Energia do Porto foi distinguida, nos Portugal Digital Awards, com projeto de inovação tecnológica. O “InnoWave – O Poder do Digital e da IA na Eficiência Hídrica” venceu na categoria “Digital Industry Awards”. O projeto voltou a ser reconhecido enquanto exemplo de inovação e transformação digital na gestão de Sistemas de Abastecimento de Água. O prémio “Best Energy & Utilities Project” reflete o trabalho da empresa municipal na área da eficiência hídrica e da sustentabilidade dos recursos.
Num contexto de crescente preocupação com a escassez de água, o InnoWAve diferencia-se pela utilização da inteligência artificial e da automação contribuindo para uma gestão mais inteligente dos ativos, otimizando, assim, a gestão de sistemas de abastecimento de água.
A solução inclui três ferramentas digitais: CIL Pressure, H2Leaks e Repair Leaks ASAP, que contribuem para a gestão inteligente dos ativos e para a redução de perdas de água, e que têm permitido a redução do índice de Água Não Faturada (ANF), que passou para 13,4%.
Com o CIL Pressure foi possível diminuir a pressão global do sistema, prolongando a vida útil das redes e melhorando o serviço prestado aos clientes. Por outro lado, a crescente precisão na deteção de roturas alcançada com o H2Leaks permitiu atingir 85% de deteção e reduzir para 24 horas o tempo de reparação. Já o Repair Leaks ASAP viabilizou a renovação de milhares de metros de condutas, eliminando mais de 20% dos ninhos de roturas em 2022 e 25% em 2023.
O InnoWave já havia sido premiado em 2023 pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, com o prémio Tubo de Ouro para “Melhor Projeto de Inovação Tecnológica e Industrial”.
Esta semana, a ferramente foi, igualmente, reconhecida pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, na quarta edição do Prémio Transformação Digital 2024, na categoria “Eficácia/Eficiência das Organizações”.