O ISQ é membro do consórcio internacional H2Excellence, uma iniciativa financiada pela União Europeia no valor de quatro milhões de euros, da qual fazem parte 24 parceiros internacionais. Este projeto visa criar uma rede de Centros de Excelência Profissional (CoVEs) em hidrogénio verde, promovendo ecossistemas de competências, conhecimentos e investigação essenciais para a inovação tecnológica, desenvolvimento regional e especialização inteligente no domínio do hidrogénio limpo.
O H2Excellence visa contribuir para as metas da transição energética definidas no Pacto Ecológico Europeu, promovendo o desenvolvimento de competências em áreas como a produção, transporte, armazenamento e aplicação de hidrogénio verde. Através da criação de clusters locais em seis países europeus, incluindo Portugal, o projeto terá um impacto significativo no desenvolvimento regional e na sustentabilidade da indústria do hidrogénio.
Com esta colaboração, o ISQ irá desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento de novas competências e na criação de programas de formação e requalificação que respondam às necessidades crescentes de mão-de-obra mais qualificada no mercado de hidrogénio verde.
Entre os principais contributos do ISQ destacam-se “a avaliação de riscos e garantia de qualidade do projeto; avaliação e análise das necessidades e das lacunas de competências no setor; desenvolvimento da estrutura de um programa de formação transnacional em tecnologias de células de combustível e hidrogénio; organização de seminários, workshops; contribuição para o desenvolvimento de novos currículos em tecnologias de hidrogénio e células de combustível”, realça Lara Ramos, gestora do projeto.
O ISQ está empenhado em apoiar o desenvolvimento destas tecnologias emergentes, contribuindo para a criação de uma economia de hidrogénio verde robusta e sustentável. O H2Excellence reforça o papel do ISQ enquanto líder no setor, promovendo a excelência profissional e técnica ao longo da cadeia de valor do hidrogénio.
As entidades portuguesas LNEG-Laboratório Nacional de Energia e Geologia, o IPP-Instituto Politécnico de Portalegre, e o EnergyIN- Pólo de Competitividade e Tecnologia da Energia, também integram este consórcio.