A Câmara Municipal de Madrid juntou à sua frota 109 unidades Iveco Stralis a Gás Natural Comprimido (GNC), que serão utilizados no serviço de recolha de resíduos urbanos da capital espanhola.
A fábrica da Iveco em Madrid dedica-se à produção destes camiões pesados a gás natural que, face às versões equivalentes com motor diesel, reduzem em 10% as emissões de CO2, em 95% as emissões de partículas e em 35% as emissões de NOx, além de proporcionar uma poupança até 40% nos custos com combustível e de reduzir em 10% os Custos Totais de Propriedade (CTP).
Este combustível, considerado mais limpo, gera menos 95% de emissões de partículas e menos 10% de CO2, equivalendo a 85 toneladas por ano. Além disso, o motor destes veículos é também mais silencioso, produzindo 50% a 75% menos ruído do que o motor diesel Euro V equivalente. Assim, em comparação com outros camiões com o mesmo nível de performance, o Stralis GNC reduz o índice de poluição sonora entre 3 e 6 decibéis.
O metano é um gás natural não tóxico e menos inflamável do que os vapores de gasolina, sendo também menos poluente e mais eficiente do que o gás de petróleo liquefeito (propano ou butano) porque necessita de menor quantidade de combustível para percorrer a mesma distância. Em Espanha existem atualmente 43 postos de abastecimentos de GNC e 19 postos de abastecimento de GNL (Gás Natural Liquefeito), sendo o país da Europa com a maior rede pública de postos de abastecimento de gás natural. Neste momento, estão em construção mais nove postos de abastecimento misto de GNC/GNL.