A Fundação AIP promove a 10.ª edição do Portugal Smart Cities Summit, de 8 a 10 de outubro, na FIL – Parque das Nações, fazendo com que este espaço volte a ser ponto de encontro do maior evento de discussão e de promoção de políticas dedicadas às cidades inteligentes (governação, mobilidade, energias, IT, IOT, cyber security, água, resíduos e ambiente, saúde e bem-estar).
Este evento, que se assume como o maior marketplace nacional na promoção de networking e na criação de oportunidades de negócio neste setor, irá promover múltiplos encontros e debates sobre os temas atuais relacionados com as cidades do futuro.
No dia 8 abrirá com a Conferência “Autarquias, Empresas e Cidadãos “. De salientar que à semelhança da edição anterior, já confirmaram presença centenas de autarcas, que para além de participarem em conferências, vão ter a oportunidade de conhecer as novidades apresentadas pelas diversas empresas expositoras presentes no evento.
Serão ainda abordados outros temas como: Financiamento – transição climática; ESG Environmental Social Governance; Comunidades Energéticas; BRT no Transporte Coletivo; Inovação na Gestão da Água nas Cidades; Sinergias entre Circularidades; Gestão de Resíduos e Valorização Energética e Sharing & Inclusive Cities – A Revolução da IA nas Smart Cities, entre outros temas que ocuparão três auditórios durante os três dias do evento.
A presença dos municípios tem uma dupla vertente, por um lado participam na exposição apresentando as soluções tecnológicas mais avançadas para um desenvolvimento sustentável das suas cidades, e por outro, encontram neste evento novas soluções e parcerias para implementar a sua estratégia. Esta edição conta com Guimarães como Cidade Convidada, comprometida com a neutralidade climática até 2030, uma das 100 cidades europeias selecionadas para a Missão “Climate-Neutral and Smart Cities”.
O Portugal Smart Cities Summit conta com a Ambiente Magazine como media partner.