Depois do sucesso em 2023 com a assinatura do contrato com a Midtjyske Jernbaner para a primeira estação de carregamento de comboios a baterias na Dinamarca, a Efacec foi agora selecionada pela Banedanmark, gestora da infraestrutura ferroviária do país, para o fornecimento de duas novas estações do mesmo tipo. Um projeto que reforça a posição da empresa como um player de referência nesta geografia, e em particular neste mercado inovador, mantendo-se como o único fornecedor deste tipo de soluções para a Dinamarca.
O contrato conquistado em consórcio com a Bravida, empresa dinamarquesa de instalações eletromecânicas, tem um valor global de cerca de oito milhões de euros, sendo a participação da Efacec de, aproximadamente, 50% desse montante.
As duas novas instalações irão complementar a estação de carregamento contratualizada pela Midtjyske Jernbaner (MJBA), viabilizando a operação dos novos comboios elétricos a baterias na linha Lemvig-Skjern-Holstebro, que consolidará o processo de transição energética iniciado pela MJBA através da substituição dos atuais veículos a diesel. O contrato contempla a conceção e fornecimento, em regime de chave na mão, de duas estações com 2,2MW de potência que possibilitam o carregamento de um comboio em menos de 10 minutos.
Para Michael SIlva, Chief Commercial Officer da Efacec, “a participação em projetos inovadores e desafiantes como este, particularmente num país como a Dinamarca que é conhecido pela sua preocupação ambiental e de inovação, permite-nos alargar o nosso know-how e as nossas perspetivas no mercado internacional, no qual a Efacec assume um papel crucial na construção de um futuro mais promissor e sustentável”.